
O esplendor da década de 60 continuava na década de 70 , carros como Porsche, Ferrari, dentre outros, viraram sinônimo de poder e glamuor, mas na metade da década de 70 a categoria começa a perder seu brilho, ferida pelo contínuo desenvolvimento da Formula 1 e pelas intervenções desastradas da FIA. A partir de 74 , por exemplo, a Ferrari desiste de corridas de sport-protótipos para se conscentrar inteiramente a F1.
Um modelo exclusivo da Ferrari na década de 70 foi o 512. com um motor de 5 litros, atendendo ao novo regulamento da categoria. Contava com um motor de 20 cilintos e 500 cavalos de potência. Contruído as pressas e, dizem, contra a vontade de Enzo Ferrari, não se revelou particularmente vencedor, sendo vítima fácil para o Porscher 917.
Aquele que é geralmente reputado como o maior sport-protótipo da história estreou em 69, mas começou a brilhar em 70, depois que os engenheiros alemães descobri

ram, por puro acaso, que em sua concepção original o carro tinha um grave defeito aerodinâmico. Corrigido o defeito, o Porscher 917 disparou a vencer, levando Le Mans em 70 e 71. Depois o regulamento mudou e o carro foi projetado para correr na série Can-Am.
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