Salyut 1
A Salyut 1 (DOS 1) foi lançada em 19 de Abril de 1971. Foi a primeira estação espacial a orbitar. O primeiro grupo, lançado na Soyuz 10 não pode aterrizar devido a uma falha no mecanismo; o segundo grupo foi lançado na Soyuz 11 e ficou à bordo por 23 dias produtivos. Infelizmente, uma válvula de equalização de pressão na reentrada da cápsula Soyuz 11 abriu prematuramente enquanto o grupo retornava à Terra, matando todos os três tripulantes. A Salyut 11 reentrou na atmosfera terrestre em 11 de Outubro de 1971.
Salyut 2
A Salyut 2 foi lançada em 3 de Abril de 1973. Ela não era realmente uma integrante do mesmo programa que as outras estações Salyut, sendo um protótipo militar classificado de altamente secreto da estação espacial Almaz. Lhe foi dado a designação Salyut 2 para disfarçar sua verdadeira natureza. Após seu lançamento bem sucedido, em dois dias a Salyut 2 começou a perder pressão e seu controle de vôo falhou; As causa da falha foi uma perfuração na estação quando o estágio superior do foguete de Protons que a colocou em órbita anteriormente explodiu proximamente.
A estação espacial Salyut que foi substituída por Almaz, designada DOS 3, foi lançada em 11 de Maio de 1973, três dias antes do lançamento do Skylab. Devido a falhas no controle de vôo enquanto estava fora da torre de comando, a estação disparou seus dispositivo
s de correção de órbita até ter consumido todo seu combustível. Desde o momento em que a nave espacial estava em órbita e foi registrada pelo radar Oeste, os soviéticos disfarçaram o lançamento como "Cosmos 557" e silenciosamente permitiram que ela reentrasse na atmosfera terrestre e se queimasse uma semana depois. Foi revelado que se tratava de uma estação Salyut apenas muito tempo depois.
Salyut 3
A Salyut 3 foi lançada em 25 de Junho de 1974. Ela foi outra estação espacial militar Almaz, esta foi lançada com sucesso. Ele testou uma séria de sensores de reconhecimentos, retornando uma lata de filmes para análise. Em 24 de Janeiro de 1975 testes com um canhão de aviões 23mm Nudelmann (algumas fontes dizem que foi uma arma Nudelmann NR-30 30mm) foram feitos com resultados positivos em alvos a distâncias entre 3000m a 500m. Os cosmonau
tas confirmaram que um satélite alvo foi destruído nos testes. No dia seguinte, foi ordenado que a esteção saísse de órbita. Apenas um entre três grupos aterrissou com sucesso e tripulou a estação, trazida pela Soyuz 14; a Soyuz 15 tentou trazer um segundo grupo mas falhou na aterrizagem. Apesar de tudo, a Salyut 3 foi um sucesso.
Salyut 4
A Salyut 4 (DOS 4) foi lançada em 26 de Dezembro de 1974. Ela foi essencialmente uma cópia da DOS 3, e ao contrário da sua irmã, foi um sucesso completo. Três grupos conseguiram aterrizar e tripular a Salyut 4 (Soyuz 17, Soyuz 18 e Soyuz 21), incluindo um grupo com uma estada de 63 dias, e uma cápsula Soyuz que se manteve aterrizada na estação por três meses, provando a durabilidade a longo prazo do sistema. A Salyut 4 foi tirada de órbita em 3 de Fevereiro de 1977.
Salyut 5
A Salyut 5 foi lançada em 22 de Junho de 1976. Ela foi a terceira e última estação
espacial militar Almaz. Seu lançamento e subsequente missão foram ambos completados com sucesso, com três grupos sendo lançados e dois (Soyuz 21 e Soyuz 24) aterrizando com sucesso para longas estadias (o segundo grupo na Soyuz 23 não foi capaz de aterrizar e teve que abortar). A Salyut 5 reentrou em 8 de Agosto de 1977.
Salyut 6

Salyut 7
A Salyut 7 foi lançada em 19 de Abril de 1982. Foi um veículo de ajuda para a Salyut 6 e muito similar em equipamentos e capacidades, porêm muitos acessórios mais avançados foram incluídos. Ela se manteve em órbita por quatro anos e dois meses, durante os quais ela foi visitada por 10 grupos constituindo seis expedições principais e quatro vôos secundários (incluindo cosmonautas Franceses e indianos).
Além dos experimentos e observações realizados na Salyut 7, a estação também testou aterrizagens e o uso de módulos grandes em uma estação espacial orbitante. Os módulos foram chamados de "Módulos do Cosmos pesados." Elas ajudaram os engenheiros a desenvolver a tecnologia necessária para a construção da Mir. A Salyut 7 saiu de órbita em 7 de Fevereiro de 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário