História
A história de Porto Rico começou com a fixação da população ostoinoide no arquipélago de Porto Rico, entre 3000 e 2000 a. C. Outras tribos, como os índios Arawak e Saladoid povoadas da ilha entre 430 aC C. C. e 1000 d.de No momento da chegada de Christopher Columbus para o Novo Mundo em 1493, a cultura dominante indígenas foi a da Tainos.
A ilha de Porto Rico foi descoberta 19 de novembro de 1493 por Christopher Columbus, Em sua segunda viagem de exploração. Alguns historiadores são da opinião de que Porto Rico foi descoberta por Martin Pinzon em 1492, durante seu tempo fora do Columbus. Native Taino, Os habitantes nativos da ilha, chamou-lhe "Borinquen" ou "Borinquen", um termo que tem algumas semelhanças com a acústica nome original, e forneceu o ainda existente "boricua" com os porto-riquenhos e os porto-riquenhos se referem a si adjetivo mesmo, com o que eles sabem o outro americano.
Por todas as contas, o Taino foram uma cultura de paz e hospitaleiro. Eles receberam presentes para o espanhol ouroMetal que lhes valeu a pena meramente decorativa, como um colar de conchas, enquanto que para os habitantes da Europa, Ásia e África foi e ainda é muito precioso.
É a teoria de que esse comportamento deveu-se à crença de que os espanhóis eram deuses por causa da cor de sua pele, mas a opinião moderna rejeita como mito. Na verdade o que emerge a partir dos escritos dos colonos é a referência que eram tratados como deuses pela Taino, Qual é a abordagem da própria um colonizador, mas é um indicador objetivo do que o Taino realmente pensei sobre elas. Devemos lembrar que naquela época não havia bons tradutores espanhol capaz de aprofundar uma conversa com o Taino e aqueles que existiam eram liderados por suas impressões.
Outro incidente vale a pena examinar a morte de Diego Salcedo, um colono que permaneceram escravizados a um grupo de índios. Eles se rebelaram contra ele por sua cruel e se afogaram em um rio. Muitas pessoas acreditam que o ato foi realizado para verificar o seu estatuto de Deus, mas os estudiosos divergem. Um fato usados para refutar essa presunção é que em 1492 foi construída no atual República Dominicana Fortin de Natal com os restos do navio Santa Maria. Quando retornaram ao espanhol em 1493 descobriu que a fortaleza tinha sido destruída pelo fogo e que o Taino havia matado todos os colonos que ali vivem. Os especialistas na matéria são da opinião de que a morte de Salcedo foi um ato premeditado de chefe Agueybana, Que marcou o início da rebelião Taino contra os colonizadores.
Juan Ponce de Leon, Conquistador, de Porto Rico.
Em 1508 Juan Ponce de Leon colonizaram a ilha e fundou a cidade de Caparra. Ponce de Leon foi recebido pelo Chefe Agueybana e rapidamente tomou o controle da ilha, em contraste com a tentativa falhada Vicente Yáñez Pinzón, Que foi declarado Capitão General e Corregidor e apenas animais de estimação na terra a oeste da ilha depois da morte de Christopher Columbus, Que tinha sido declarado o "governador das Índias", este título foi negada a seu filho Diego Colombo e da Coroa espanhola nomeados Juan Ponce de Leon como o primeiro governador oficial da ilha
Sob o sistema de encomienda o espanhol forçou muitas pessoas a abandonar as suas aldeias Tainos vivem em propriedades em troca de uma educação cristã. Tainos Muitos morreram porque não tinham imunidade contra a doenças interposto pelo EuropeuTal como sarampoO varíola e, possivelmente, sífilis. No entanto, um número de índios morreram em muitos batalhas obtido contra o espanhol. O Tainos que sobreviveram foram liberados quando Fray Bartolomé de las Casas convencido de que o Reis Católicos eles eliminaram encomienda. Para preencher o vazio deixado pelos escravos libertos, o espanhol começou a trazer para Porto Rico escravos Africano preto. Os africanos, a maioria deles foram estabelecidos na parte oriental da ilha em povos como Vieques, Loiza e Ponce. Devido a esta mistura etnia descrever Puerto riquenhos moderna em Porto Rico como um país com cidadãos, com um produto de mistura de três raças (Taino, espanhol e Africano).
Decreto Real Ação de Graças, 1815
Durante séculos, o Império Espanhol e Império Britânico lutavam entre si pela posse da ilha. A ilha de Porto Rico era uma possessão colonial Espanha para mais de 400 anos, como foi Cuba. O movimento, denominado Grito de Lares, Foi uma insurreição armada ocorrido em 23 de setembro de 1868, no entanto, foi rapidamente controlado pelo espanhol. Depois do "Grito de Lares, que coincidiu com a Revolução de 1868 em Espanha, as reformas política e social que aconteceu no final do século XIX.
Os Estados Unidos chegaram a Puerto Rican história por invadir a ilha em 25 de Julho 1898 durante o Campanha de Cuba. Em 10 de dezembro de 1898 foi assinado Tratado de Paris, Em que Porto Rico e no resto dos territórios coloniais (Cuba e Filipinas) de Império Espanhol foram vendidos ao Estados UnidosO 11 de abril de 1899, Que cunhou o nome "Porto Rico"[Editar], Misnomer próprios americanos hoje considerado arcaico e obsoleto. A maioria dos porto-riquenhos estão cientes de que através desta transação não foram liberdade, mas apenas uma mudança de colonos[Editar].
Em 1900O Foraker Lei estabeleceu um governo civil que substituiu o governo militar de ocupação. Porto Rico foi administrado pelo Departamento do Interior dos Estados Unidos, mas o governador foi nomeado pelo Presidente dos Estados Unidos. Este tipo de governo foi baseado em um modelo republicano, com três ramos: o ramo executivo (Governador), o Legislativo (Assembléia Legislativa) e Judiciário (Tribunal Geral de Justiça). É de salientar que a Assembléia Legislativa consistiu em duas casas: primeiro, o Conselho Executivo composto pelos Secretários do Governador, e, por outro lado, a Câmara dos Deputados composta por trinta e cinco membros eleitos a cada dois anos pelos eleitores qualificados. Um ponto importante é criar o cargo de Comissário Residente, que representa a ilha no Congresso Estados UnidosSem direito a voto nas decisões do órgão.
Em 1917Com a Jones ActFoi concedida a cidadania E.U. porto-riquenhos, foi removido como o Conselho Executivo foi dividido Legislativo e seus funcionários para formar diferentes departamentos no âmbito do Executivo Independente. Estes foram o Departamento de Justiça, presidido pelo Procurador-Geral, o Departamento do Tesouro, dirigido pelo Tesoureiro, o Departamento do Interior, chefiada pelo Comissário do Interior, o Departamento de Educação, chefiada pelo membro da Comissão de Educação, Departamento de Agricultura e do Comércio, chefiada pelo Comissário da Agricultura e do Comércio, o Ministério do Trabalho, liderada pelo comissário do Trabalho e do Ministério da Saúde, chefiada pelo comissário da Saúde.
No lugar da Comissão Executiva estabeleceu a Porto Rico Senado, que seria composto por dezanove membros eleitos pelos eleitores qualificados e de servir por quatro anos. Para além destes são adicionados sete distritos do Senado representado por dois senadores, além de cinco senadores eleitos em geral. Este Senado exercer todos os poderes e as funções puramente legislativa, até então exercido pelo Conselho Executivo, incluindo a confirmação da nomeação do governador.
Em 1922 o Suprema Corte dos Estados UnidosOnde Balzac v. Porto Rico, 258 E.U. 298 (E.U. 1922), interpretou o Jones Act não afirmou que Porto Rico era um território incorporado, uma frase que descreve esses territórios no processo de integração e integração Estados Unidos como um estado adicional no país.
Em 1946 pressão para conceder poderes negado a quase meio século, em seguida, os porto-riquenhos começaram a dar frutos com a nomeação pelo presidente Truman do Comissário Residente Jesus T. Piñero Jimenez para o cargo de governador de Porto Rico. Ela tornou-se Jesus T. Piñero o primeiro porto-riquenho que serviu no alto imóvel para escritório político na história da ilha em 1947 O Congresso aprovou a lei que permite que os porto-riquenhos para eleger o seu presidente por voto eleitoral para um mandato de quatro anos.
Em 1948, Luis Muñoz Marín, Fundador da Partido Popular Democrático e filho Luis Munoz Rivera, Ganhou o primeiro eleições para governador na história de Porto Rico. Em julho 3, 1950 foi aprovada pelo Congresso Estados Unidos o Public Law 600Isso permite que o Legislativo para formar uma Assembléia Constituinte para a criação da Constituição de Porto Rico, sujeita à posterior aprovação pelo U. S. Presidente e ao Congresso. Esta lei deixa intacta a Jones Act ea renomeou Federal Relations Act, removendo apenas as disposições que seriam incluídas no tempo que a Constituição de Porto Rico entrou em vigor. On Outubro 30, 1950 teve lugar Insurreição nacionalistaEm resposta ao projecto de uma comunidade ". Blanca Canales proclamada a República de Porto Rico no Grito de Jayuya e lutavam em diferentes partes do país. A cidade de Jayuya foi bombardeado do ar, houve massacres em Utuado e La Fortaleza, Residência do Governador foi atacada com tiros. Em 1954, para tornar claro que a insurgência separatista era um problema interno dos porto-riquenhos, dizendo que o governo E.U., os nacionalistas Lolita Lebron, Rafael Cancel Miranda, Irving Flores e Andrés Figueroa Cordero U. S. atacou o Congresso ea Blair House. Todos os agressores foram presos, incluindo Pedro Campos Albizu e serviu longas penas em prisões federais.
Os opositores da Commonwealth e muitos estudiosos afirmam que o principal efeito dessa lei foi a mudança do nome da lei que rege Porto Rico e perpetuar a alegada relação "colonial", como erroneamente pensar que até o ano 1952 é quando você começa a escolha do governador pelo voto popular e do sistema de governo republicano, as coisas concedidos pelas leis acima referidas. Os defensores alegam que a comunidade já não é uma colônia por meio de um "acordo bilateral" havia sido definido pela relação Estados Unidos com Porto Rico como um "em uma natureza compacta de uma parceria", um termo não é definido pelo direito internacional.
Em 1952 Munoz levaram Porto Rico para obter o status da Commonwealth, nos termos da própria Constituição, que é a actual situação política na ilha
Inglês e espanhol são línguas oficiais de Porto Rico desde a assinatura do Acto de 5 de janeiro de 1993, embora o uso é predominante segunda língua.
Politica
The Capitol, Casa do Senado e da Câmara dos Deputados.
Porto Rico é um território dependente dos Estados Unidos. Isto significa que pertence a Porto Rico os E.U., mas não uma delas. De acordo com a Casos Insular decidida pelo Tribunal Supremo, no entanto, estes direitos constitucionalistas não são automaticamente estendido a todos os territórios sob controle E.U.. O território e os seus cidadãos só têm direito a proteção integral da Constituição, quando o Congresso dos Estados Unidos tem incorporado como parte integrante da nação.
A relação do governo de Porto Rico com o governo federal E.U. é comparável à relação do governo federal com muitos dos seus estados. Tudo relacionado ao moedaO defesa, Relações externas e da maioria dos comércio entre os estados é da jurisdição do governo federal. O governo de autonomia fiscal de Porto Rico e no direito de cobrar impostos instalações. Os porto-riquenhos são cidadãos E.U. com plenos direitos e deveres que a cidadania confere, mas como as eleições presidenciais sejam realizadas somente em estados e territórios incorporados, os moradores de Porto Rico não participam nelas, a menos que tenham residência legal no construiu um estado ou território.
O Resident Comissário é o único representante do governo local no S. U. Congresso. O comissário residente tem direito a voz mas não voto no Congresso, a menos que o Congresso concede o mesmo voto na comissão conjunta ". Quando isso ocorre, o comissário residente pode votar, mas apenas quando o seu voto não é decisivo sobre o assunto.
O governo da Commonwealth de Porto Rico é dividido em três ramos: Poder ExecutivoO Poder Legislativo (dividido em Câmara dos Deputados e do Senado) e do Poder Judiciário.
O Poder Executivo é representado e liderado por Governador. O governador é eleito por voto direto em uma eleição geral em quatro anos e aponta, com o conselho e consentimento do Senado, os membros da sua gabinete, Que consiste dos secretários (as) dos quinze Departamentos.
O legislador da ilha encontra-se no Legislativo, uma legislatura bicameral constituído pelo Senado e Câmara dos Deputados. O Senado tem 27 Senadores (as) - dois por circunscrição eleitoral e onze at-large baseado na proporção da população. Em 2005 houve um referendo em que eu participo apenas 22,6% (553,955), dos eleitores registrados para votar (2.453.292) dos quais 83% (464,010) dos eleitores escolheram a tornar-se esta câmara Assembléia, e janeiro de 2007, o Senado aprovou um projeto de lei para dar início a este processo. A Câmara dos Representantes tem 51 membros - um para cada distrito e onze na-eleitoral grande. Se necessário, ele desiste de nove posições constitucionais no Senado, e dezessete anos na casa além dos partidos minoritários no caso em que o governador e Assembléia Legislativa são a mesma coisa neste jogo e são 2 / 3 ou mais dos legisladores.
O Judiciário é o órgão do governo responsável pelo cumprimento da Constituição e da administração da justiça. Dirigido por Supremo Tribunal de Justiça de Porto RicoO sistema judicial consiste em três instâncias. O Tribunal de Primeira Instância (TPI) é dividido em Câmara Alta e da Câmara Municipal (com diferentes áreas de competência). O TPI tem treze distritos judiciais (San Juan, Bayamon, Carolina, Caguas, Arecibo, Utuado, Aguadilla, Mayaguez, Ponce, Aibonito, Guayama, Humacao e Fajardo). A parte insatisfeita com as decisões do TPI pode solicitar um recurso para o recurso, conhecido como Corte de Apelações, painéis que constituem. A última instância é a Corte Suprema, que é o único tribunal constitucional. O Supremo Tribunal é composto pelo Chief Justice e seis juízes associados. Eles são nomeados pelo governador com o conselho e consentimento do Senado. Tais compromissos são para a vida, até a idade de aposentadoria compulsória aos setenta (70). O número de juízes só pode ser alterado por lei, a pedido do Tribunal Supremo.
Luis Guillermo FortuñoGovernador de Porto Rico desde 2 de janeiro de 2009.
Em Porto Rico há três partidos políticos principais: a Partido Popular DemocráticoO Novo Partido Progressista e PIP. Um quarto partido político, Os porto-riquenhos para Porto Rico,
Geografia
Porto Rico visto do espaço
Geologia
Porto Rico consiste rocks períodos de seleção (vulcânicas) e plutônicas Cretáceo e Eoceno abrangidos pelo rochas sedimentares de Oligoceno e novo. A maior parte cavernas aparecem na área carste do Norte sobre as rochas do Oligoceno e recentes. As rochas mais antigas da ilha são cerca de 190 milhões de anos e estão localizados em Serra Vermelha, Sudoeste da ilha Estas rochas representam parte da crosta oceânica e pode ter sido movido para a área da Oceâno Pacífico para o seu lugar atual na Caribe. Porto Rico está situado na fronteira entre a placa tectônica Caribe e América do Norte. Isto significa que a ilha está a ser distorcida por esforços investidos nessa fronteira. Esses esforços podem causar Terremotos e tsunamis. Estes eventos sísmicos acompanhado deslizamentosRepresentam alguns dos mais perigosos desastres geológicos na ilha e no nordeste do Caribe.
Tempo
Porto Rico, apesar de ser uma ilha, tem variações climáticas. A leste, onde a floresta tropical de El Yunque Floresta Nacional recebe maior quantidade de chuva do que o resto da ilha. Com um clima tropical de floresta subtropical, o norte é geralmente chuvoso durante todo o ano, com variações de temperatura entre 10C a 15C, com um clima subtropical. O sul é mais seco, com uma semi-clima árido, esta área é a floresta Guanica seco, com temperaturas chegando a 100 ° F (37,7 C) no verão. Recebe muito pouca chuva no verão é muito quente e pouco chuvoso, com frio de vento podem chegar a 115 ° F (46,1 C). O Ocidente é menos chuva no verão e das chuvas no inverno, com temperaturas amenas no verão, mas frio o suficiente no inverno, que pode cair para 50 graus F (10 C). O centro de Porto Rico é um país montanhoso, chuvoso e bastante frio, com temperaturas que podem cair abaixo de 40 ° F (4,4 C) e um clima variando de subtropical a temperado áreas onde a altitude é de 3.000 pés altura.
Porto Rico tem um clima tropical com uma temperatura média de 24 º C (76 graus Fahrenheit), e uma chuva muito alta total. Temperaturas e precipitações variam muito entre diferentes partes do norte da ilha é mais frio e chuvoso, com temperaturas entre 13 ° C (55 ° F) e 27 ° C (80 ° F) no inverno e entre 21 (70) e 32 ° C (90 ° F) no verão. O clima é semi-árido no sul quase todo o ano, com temperaturas entre 13 (55) a 32 ° C (90 ° F) no Inverno e 24 (75) a 38 ° C (100 ° F) no verão. Lugares como St. Germain e Ilha Mona registraram 40,5 ° C (105 ° F). O centro montanhoso da ilha é mais chuvoso e frio, com precipitação média de mais de 2540 milímetros (polegadas 100) e temperaturas entre 4 ° C (40 ° F) (especialmente nos meses de inverno), até 32 vezes º C (90 ° F) (em vrerano. tempestades e furacões passar sobre ou perto de Porto Rico a cada verão, muitas vezes causando inundações. Também em Porto Rico pode ser visto tornados, granizo, tempestades severas e bicas, uma vez que estes dois últimos os mais comuns. Tornados não são comuns em Porto Rico, e aqueles que passam a não desenvolver a atingir ventos de mais de 110 km/ H (70 mph) (TF0). As águas a norte da ilha são frias no inverno, mas as do Sul são cerca de 27 ° C (80 ° F) durante todo o ano. Outros eventos meteorológicos são frentes frias, frentes frias, ondas tropicais e de alta e baixa pressão. A massa de ar de alta pressão traz clima, secas de sol, enquanto a pressão baixa trouxe chuvas fortes, trovoadas e ventos fortes. Estes eventos são abundantes ao longo do ano, menos no verão. As chuvas de verão é principalmente devido a tempestades ou cursos de água. A melhor época para visitar Porto Rico é durante os meses de abril, junho e julho as condições meteorológicas sobre refiere.Los recentes furacões têm afetado diretamente Georges em Porto Rico estão 1.998 e Jeanne, em 2004.
Economia
Porto Rico tem uma das economias mais dinâmica e diversificada em América Latina. No meio da século XX, A economia de Porto Rico foi dominada por agricultura, Em especial o cultivo de cana. No entanto, um grande investimento em infra-estrutura e extensos programas de incentivo têm transformado a economia considerável. Desde o 60Foram criadas na ilha muitos empresas multi-nacionais Indústrias Eletrônica farmacêutica, têxtil, petroquímica e, mais recentemente Biotecnologia. Hoje, o fabricação e setor de serviços (incluindo turismoAgricultura) têm substituído como o produtor de renda principal. Da mesma forma, o gado ea produção de leite passa a indústria do açúcar como o principal sector da agricultura. A economia desacelerou entre 2001 e 2003 devido à desaceleração da economia E.U.. Em 2004 começou a se recuperar. Porto Rico entrou em um período de recessão no ano fiscal 2006Este período tem prosseguido ininterruptamente até o ano fiscal 2009. As perspectivas económicas pontos para uma ligeira melhoria no comportamento da economia de Porto Rico no ano fiscal de 2010, devido principalmente ao melhor desempenho da economia global e do plano de resgate aprovado pelo Presidente Obama. Este plano inluye uma injecção de liquidez de mais de cinco bilhões de dólares para Porto Rico.
Os líderes do país tentaram Porto Rico, através do desenvolvimento da indústria ligeira, o trabalho de alta, mas de baixo sobre o capital. Essa tentativa falhou com a recuperação dos mercados europeus após a Segunda Guerra Mundial. O governo dos anos 60 vimos como o país estava mergulhado em falência económica e política, tentou resgatar a economia através do investimento na indústria petroquímica. Com os preços do petróleo pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a indústria petroquímica no país estava mergulhado em uma segunda crise, solicitando uma revisão do modelo econômico desenvolvido antes. Os governantes lançaram uma terceira alternativa que era a extensão das contribuições de empresas privadas pela seção 936 do Internal Revenue Code. Em 2005 o prazo dado às empresas que se beneficiaram do Internal Revenue Code dos Estados Unidos, Seção 936. Até o momento não há um programa coerente de desenvolvimento econômico que elimina a lacuna deixada pelo encerramento do 936. No entanto, alguns grupos políticos defendem que a crise em Porto Rico só pode ser resolvido através de um desenvolvimento global da economia, auto agrícola-wrap suficiência em conjunto com o desenvolvimento de alta indústrias de alta tecnologia, mas que contribuem para a economia através de contribuições.
O governo Aníbal Acevedo Vilá alterações introduzidas nos regimes fiscais para padronizar e distribuir a carga de forma mais equitativa para todos os setores da economia. Exemplo é a recente criação de um Imposto sobre vendas e uso (IVU) ou "imposto sobre as vendas", que oscilou durante os primeiros meses após ser estabelecido entre 5,5% e 7% (5,5% estaduais e municipais até 1,5%) em compras e serviços, mas finalmente, em 2007, foi consolidada a 7% por toda parte. O SUT foi criada a fim de tentar aliviar os graves problemas fiscais que afetam a ilha, evitando assim uma degradação na escala de desvalorização dos títulos de Porto Rico, o que teria acontecido caro financiar projetos públicos. Este imposto foi contrabalançada pela eliminação de escolha de 6,6%, o que foi coletado no momento da importação. Isso foi porque o sistema de impostos não era totalmente confiável e era de conhecimento público que não receberam as quantias que deveriam ter ido para o Tesouro, a maioria por falta de pessoal para realizar inspeções de carga eo tempo necessário para estas inspecções.
Outra razão para a criação do novo imposto sobre as vendas é o de reduzir drasticamente a tão mencionada "economia subterrânea", que se tornou valor estimado pelo Governo do Banco de Desenvolvimento igual à economia legal. Quando necessário o registro de qualquer comerciante para legalizar a cobrança do SUT, tentamos reduzir a evasão fiscal. Temos também instituiu outras mudanças, como o aumento da electricidade e água de serviços para obter a redução dos subsídios que foram dadas aos semi-públicos que administram monopólio legal. Novamente a lógica é que estes serviços devem ser financiados com base no consumo, em vez de subsidiar com recursos públicos, o que afetou até mesmo o desequilíbrio da carga fiscal para a classe assalariada.
· O PIB per capita para 2008 foi de $ 17.800.[1]
· O PIB total é de $ 88000000000. (2008 est)[2]
· O PIB total (Purchasing Power Parity) E.U. $ 70590000000. (2008 est)[3]
· A composição do PIB, vem:
o Agricultura 0,4% (2006)
o Indústria 44,4% (2006)
o 55,2%: Serviços (2006)
· Taxa de inflação: 14,1% (2007)
· Negócio:
o Exportações: $ 10.641.000.000 (2007)
o Importações: $ 7.006.000.000 (2007)
o Balança Comercial: + $ 3.635.000.000 (2007)
· Força de trabalho: 1,4 milhões (2006). É distribuída em:
o agricultura: 1,8%
o indústria: 17,9%
o serviços: 80,3%
· Desemprego: 16,5% (2009)
População
Segundo o censo E.U. em Porto Rico para o ano 2004 a população era de aproximadamente 3.940.000 habitantes. Nos Estados Unidos e da população porto-riquenho ultrapassa 4,3 milhões de pessoas. A taxa de crescimento é 0,393% ao ano. A expectativa de vida é 82,67 anos para as mulheres e 74,6 para os homens, com uma média de 78,54 anos.
Etnia
Números extraídos do Banco de Desenvolvimento de Governo. (2006)
· O total da população branca de 80,5% do total.
· A população mestiça, mais 11,3% do total.
· Os afro-caribenhos da população, mais 8,0% do total.
· O montante população asiática a 0,2% do total.
A população branca é a mais abundante em Porto Rico, com 80,5% da população. Afro-caribenhos são encontradas principalmente nos municípios de Loiza e Rio Grande. Mestiços são encontrados em toda a ilha, mas são mais abundantes no centro e norte. Os brancos são encontrados em toda a ilha, bem como, mas são mais abundantes no oeste e na região metropolitana. Asiáticos Os habitantes são muito poucos em geral. Outras etnias também aparecem misturados e culturas: a viver um certo número de cubanos e dominicanos, há também imigrantes Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, México, Costa Rica, Espanha, Itália, Venezuela, China, Peru, Chile e Jamaica entre outros.
Infra-estrutura
Porto Rico tem uma das mais modernas infra-estruturas no Caribe e América Latina. Seu Cidades principal San Juan, Bayamon, Caguas, Guaynabo, Carolina e Ponce dispor de modernos edifíciosE grandes fábricas de várias empresas. San Juan é a metrópole do Caribe, com grandes edifícios modernos, San Juan 71 é classificada como a mais alta qualidade de vida da cidade no mundo e é uma das cidades mais modernas da América Latina. No entanto, apesar de ter uma infra-estrutura moderna, o padrão de desenvolvimento sofre de falta de planejamento, o que afeta ambientePorque não fornecer a proteção dos recursos naturais da ilha Alguns estudos mostram que se o padrão de desenvolvimento continua, em menos de 70 anos, a ilha é uma cidade insular. A ilha também tem um sistema ferroviário metropolitano muito moderno chamado Tren Urbano, que está concentrada na região metropolitana San Juan, Funcionando de San Juan ao município de Bayamon e está previsto para a expansão nos próximos anos, com três linhas adicionais, um dos que vão chegar ao Aeroporto Internacional. O sistema Tren Urbano com unidades modernas. Suas estações estão equipadas com os mais recentes produtos eletrônicos.
Transportes
Trem Bayamon
Há vinte aeroportosTrês vôos internacionais: San Juan, Ponce e Aguadilla. O aeroporto da Base Naval de Roosevelt Roads Ceiba foi encerrada quando a Marinha abandonou as suas operações ali, mas o imóvel está em reabilitação e é esperado para abrir o aeroporto e oferecer o seu serviço como um ponto de transbordo de carga maior de ar no Caribe. Isso também irá conceder uma vida útil indefinida, o Luis Muñoz Marín International Airport enquanto suas operações de carga devem ser transferidos para Ceiba.
O San Juan Metro, Tren Urbano, Percorre alguns dos destaques da área metropolitana de Lima. A Autoridade Metropolitana de Ônibus (AMA) opera com ônibus na região metropolitana, que inclui San Juan, Carolina e Bayamon. Operadores de transportes públicos de diferentes tipos e tamanhos de cobrir toda a ilha em rotas abrangidas pela Comissão do Serviço Público. Ele também regula a muitos táxis que operam em toda a ilha, no entanto todos estes sistemas de transporte público estão mal integrados, resultando em um grande desperdício de tempo para passar por eles. Portanto, a maioria dos cidadãos são forçados a usar seu próprio carro para se locomover.
A ilha também possui uma rede de portas que podem ser utilizados por todos os tipos de embarcações particulares e comerciais, incluindo os maiores navios de passageiros de cruzeiros do mundo. Atualmente ele está construindo um novo porto no sul da ilha com o nome de Rafael Santiago (ex-prefeito de Ponce). Porto deverá servir como uma cabeça de ponte para promover o desenvolvimento económico da ilha.
Sistema de Saúde
A privatização da saúde tem vindo a diminuir ea garantia da qualidade do serviço devido aos altos custos dos serviços médicos e de farmácia. Apesar da grande E.U. indústria farmacêutica, as drogas são vendidas a um custo muito caro que força os cidadãos a pagar as políticas privadas, que também são caros. Embora não exista um plano de saúde pública, chamada de "A Reforma" é limitado a pessoas de renda limitada.
Os custos elevados da droga se deve à implementação do irónico Lei de Cabotagem, Que afirma que os produtos farmacêuticos feitos no país você deve adicionar os custos de importação.
Educação
Educação para o nível secundário é livre e é garantido constitucionalmente. Existem cerca de 1523 escolas públicas e do Departamento de Educação de Porto Rico, emprega cerca de 42.000 professores. O departamento está dividido em regiões de ensino, que por sua vez são divididos em distritos escolares. Eles prestam serviços a centenas de milhares de estudantes e são a principal instituição de ensino no país. A língua de instrução é EspanholMas o Inglês é uma disciplina obrigatória em todos os graus. Departamento de Educação da Comunidade de Porto Rico opera a maioria das escolas públicas no país.
No Ministério da Educação, existem várias escolas especializadas, incluindo:
· Centro Residencial de Oportunidades Educativas de Mayagüez(CROEM)
· University Gardens
· Bilingue Regional High School Sergio Ramirez de Arellano Hostos
· Escuela Bilingüe Padre Rufo
· Regional bilingue Ensino Fundamental Antonio Gonzalez Suarez
· Escuela Libre de Musica Ernesto Ramos Antonini (escuelalibredemusicasj.com)
· Central High School of Visual Arts
· Especializando-se em Ballet School Julian White
Há 47 universidades: 39 particulares, 13 deles para-públicos lucro e oito. O Universidade de Porto Rico é a maior do país e as suas onze unidades compõem o sistema público. Inclui Medical Sciences Campus, que formou uma grande percentagem da Médicos. 9,6% das receitas são afectadas ao pagamento da universidade pública estadual. O custo por crédito aumentou recentemente a E.U. $ 40,00 Dólares E.U..
Entre as universidades privadas são a Universidade de Porto Rico, a University of Phoenix, Campus de Porto Rico, a Universidade do Sagrado Coração; A Universidade Católica de Porto Rico, a Universidad Interamericana de Puerto Rico; O Antillean Adventist University, a Columbia University Center e em Caguas Sistema Universitario Ana G. Mendez, Que compõem a Universidade Metropolitana de San Juan, O Turabo UniversidadeEm GuraboEa Universidad del Este, no Carolina.
O sistema educacional, em Porto Rico é integrado ao sistema americano. Os primeiros quatro ou cinco anos de estudos universitários são referidos como bacharelado (Bacharel) Em vez de BA, Como é conhecido no América Latina e Espanha. Nós somos os graus de MA e PhD.
Em termos de acreditação, o Ensino Superior do Conselho é o órgão acreditador local para escolas, faculdades e universidades. Na escala do Estados Unidos, As instituições de ensino secundário em Porto Rico são na maior parte acreditados pelo Middle States Association escolas de engenharia e pela Câmara Americana de Engenharia e Tecnologia ABET.
Nenhum comentário:
Postar um comentário