
O Woodstock Music & Art Fair (conhecido informalmente como Woodstock ou Festival de Woodstock)
Foi um festival de música anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música", realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, no estado deNova York, Estados Unidos. Originalmente, o festival deveria ocorrer na pequena cidade de Woodstock, também estado de Nova Iorque, onde moravam músicos como Bob Dylan, mas a população não aceitou, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.
O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular.
O evento foi capturado em um documentário lançado em 1970, Woodstock, além de uma trilha-sonora com os melhores momentos.
Sexta-feira, 15 de agosto
§ Swami Satchidananda - deu a invocação para o festival
§ Melanie
Sábado, 16 de agosto
§ Quill, quarenta minutos para quatro músicas
§ Santana
§ Mountain
§ Creedence Clearwater Revival
§ Janis Joplin com a The Kozmic Blues Band
§ The Who começou às 4 da manhã, dando início a um conjunto de 25 músicas, incluindo Tommy
Domingo, 17 de agosto para Segunda, 18 de agosto
O Brasil também tentou emular a aura hippie. Em 1971, na cidade de Guarapari, foi realizado o "Festival de Verão de Guarapari", que, devido a falta de verbas dos organizadores foi um fracasso retumbante.
Já em janeiro de 1975, na Fazenda Santa Virgínia, em Iacanga, interior de São Paulo, aconteceu o primeiro "Festival de Águas Claras", também anunciado como o pretenso "Woodstock brasileiro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário